Revista Juris Volume 4 (Completa)

Revista Juris

Resumo


Editorial

Estamos completando dois anos e quatro edições.
Que bom!


A inclinação natural de destacar determinada matéria no editorial restou prejudicada nessa edição.


O destaque fica para todos os assuntos, que são efetivamente atraentes.

Nas entrevistas, a repercussão de fatos importantes e por vezes curiosos a respeito de pessoas que vivem momentos diferentes de suas trajetórias. O Ministro Ricardo Lewandowski, do STF, também Presidente do TSE, e o aluno FAAP de Direito, já graduado em Relações Internacionais, Karl Vieira, com presença em reuniões do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional.
Nos artigos, o Professor Álvaro Villaça, escrevendo sobre a Emenda Constitucional do divórcio, mostra como a História constrói o Direito. O Professor Bernardo distribui cultura geral e jurídica ao escrever sobre os primórdios do Direito Internacional sob a ótica do religioso e professor Francisco de Vitória. A prestigiada e super conhecida Maria Inês Dolci e o advogado e cientista político Frederico de Almeida esclarecem que a ascensão de novas classes sociais aos padrões estabelecidos pelas sociedades de consumo não ocorre sem algum grau de conflito e sem novas elaborações no critério de acesso à justiça.


O Deputado Fernando Capez, experiente e expressivo apresentador de temas jurídicos, aborda a questão da segurança em bancos. O Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo, Sérgio Benício, expõe questões da denúncia espontânea tributária.


Ainda nos artigos, o ingresso efetivo da produção da pesquisa jurídica dos alunos de Pós-Graduação da FAAP (Cursos de Direito do Agronegócio, em Ribeirão Preto, e de Direito Civil e Processo Civil, em São Paulo). Lá estão Ana Paula Bagaiolo Moraes, Gabriela de Almeida Santos Machado Grou, Ivan Ricardo Ribeiro, Maurício Marcondes Machado e Vanessa da Ana. Ainda na linha de abrir espaço para a produção científica de alunos de Pós-Graduação, o interessante enfoque do jornalista e advogado Saulo Moraes, da progressista Rondonópolis, no Estado do Mato Grosso, sobre o exercício da cidadania em canais de comunicação para leitores de jornal. 

No espaço da jurisprudência, esse Editor apresenta uma visão muito moderna do Judiciário paulista, ora representado pelo Professor da FAAP e destacado
Desembargador do Tribunal de Justiça, José Renato Nalini, sobre a responsabilidade ambiental pública pelos danos decorrentes de loteamento clandestino e, na ótica da Juíza de Direito Kenarik Boujikian Felippe, da 16.ª Vara Criminal de São Paulo, sobre o habeas corpus na divulgada ação penal contra o médico Roger Abdelmassih.


A preparada aluna Gabriela Tessitore retorna às páginas da Revista Juris apresentando uma bem elaborada resenha da famosa obra de Dostoievski,
Crime e Castigo.


Nas questões polêmicas, o Vice-Diretor da Faculdade de Direito, Desembargador Neves Amorim, despeja sua experiência profissional de magistrado indagando
sobre a efetividade dos propósitos de celeridade processual contidos no texto da proposta de reforma do Código de Processo Civil. Esse Editor, por sua vez, repercute as dúvidas que expressivos integrantes da comunidade jurídica brasileira manifestam sobre a efetividade das novas regras processuais penais em face da já vigente lei de execução penal.


Finalmente, as sugestões de leitura. O dirigente que revolucionou o futebol do Barcelona, Renan Soriano, esclarece os motivos pelos quais “a bola não entra no gol por acaso”. O Desembargador José Roberto Neves Amorim apresenta, em edição da Elsevier/Campus, a sua tese de doutorado sobre coisa julgada parcial.


Diversos autores, em edição da Atlas organizada pelos Professores Silmara Juny de Abreu Chinellato,José Fernando Simão, Jorge Shiguemitsu Fujita e Maria Cristina Zucchi, repercutem em suas doutrinas os ensinamentos do homenageado Álvaro Villaça Azevedo. Guilherme Almeida e Martha Christmann,
em edição da Atlas, analisam questões de Ética e o seu envolvimento com o Direito. Aliás, análise intimamente ligada à linha da pesquisa jurídica da
FAAP, denominada “A ÉTICA NA PESQUISA JURÍDICA DA FAAP – Identificação e análise acadêmica de valores contidos nas normas jurídicas brasileiras.”.

Finalmente, Alessandro Baricco e seu Oceano Mar, onde corpo materno e oceano são idealizações próximas.


Boa leitura.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.