Revista Juris Volume 3 (Completa)

Revista Juris

Resumo


Editorial


A Revista Juris da Faculdade de Direito, mais uma vez editada no ambiente de singularidade, inovação e modernidade que qualificam o estudo do Direito na FAAP, continua repercutindo assuntos desafiadores da vida das pessoas e da trajetória dos idealizadores do Direito em busca da norma que atenda o desejo das pessoas na sociedade.


Nas entrevistas, o leitor poderá perceber momentos de rara emoção, afeto e coragem, nos fatos descritos pelos dirigentes da Faculdade. Os Professores Álvaro e Amorim, respectivamente, Diretor e Vice-Diretor dessa casa, abriram suas memórias e mostraram a criança, o jovem e o adulto que compuseram as figuras de expressões da cultura jurídica que eles são.


Nos artigos, os ilustres colaboradores da Revista desafiaram o enfrentamento de temas super atuais. As visitas e os alimentos em relação aos avós sob a ótica de Villaça, o ensino jurídico na visão ímpar de Fernando Frederico, os dilemas sobre o ambiente no mundo narrados por Juliana e Pilar, a caminhada de paz pelos caminhos da guerra descritos por Maria Tereza e a sempre conflituosa questão do pagamento imediato do salário, vista pela nossa juíza Thereza.

Ainda nos artigos, um destaque especial para o alerta quanto ao perigo dos corantes nos alimentos, medicamentos e cosméticos, demonstrado na pesquisa atraente e sempre protetora da população, conduzida pelo famoso médico pesquisador da Federal Fluminense, Luis Querino, nesse trabalho acompanhado pela Letícia.


Na jurisprudência, a abordagem moderna do tema dos alimentos gravídicos sob a ótica dos Tribunais de São Paulo e do Rio Grande do Sul. O Professor Simão analisou decisões do STJ sobre a sucessão patrimonial na separação de fato e na união estável.


Mais uma vez, os alunos da Faculdade deram o tom da qualidade discente na Revista. Dessa vez com o Victor, que resenhou Pontes de Miranda exigindo a efetivação do direito à educação, e com o Marcelo, que passeou pelos pensamentos de Nietzsche para ganhar o prêmio de iniciação conduzido pela Coordenadoria de Pesquisa da Faculdade.

Nas questões polêmicas, esse Editor destacou a PEC do divórcio e o novo Código Florestal.


Orlando Maluf mostrou, em duas peças processuais de difícil elaboração, como a separação dos casais pode criar situações de extrema dificuldade.


Para encerrar, as sugestões de leituras. Amorim e Vanda abordando com autoridade o tema do direito ao nome da pessoa física. O culto dirigente das nossas artes plásticas, Silvio Passarelli, trazendo o luxo para a linguagem da gestão dos negócios. Charlene Li e Josh Bernoff contando como deveremos prestar atenção nas redes sociais, se quisermos gerir negócios.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.