Governança corporativa nas empresas: estudo de caso do Magazine Luiza

Marcela Lobato Bonisen, Tharcisio Bierrenbach de Souza Santos

Resumo


A Governança Corporativa é um tema que vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. A adoção das boas práticas de governança hoje é essencial para que a empresa possa alcançar o espaço desejado no mercado, conquistando
a confiança de investidores, tanto internos quanto externos. Inicialmente, são apresentadas questões teóricas como os conceitos de governança, seus principais modelos e conflitos de agência. Na sequência, é apresentado, de forma cronológica, dentro de qual contexto surgiu a governança e como ela se desenvolveu no mercado de capitais e na gestão das empresas brasileiras. 
É feita uma descrição da aplicação das práticas de governança no Brasil, através dos níveis diferenciados de Governança
Corporativa, o Novo Mercado e o IBOVESPA MAIS, e suas dificuldades. Discute-se, por fim, o processo de abertura de capital de uma empresa do setor do grande varejo, Magazine Luiza, mostrando as etapas para a primeira oferta de ações, as mudanças necessárias para que ela pudesse ocorrer, a situação atual e estratégias da companhia após a primeira oferta pública.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.