A percepção dos consumidores da Geração Y na aquisição de produtos tecnológicos no ponto de venda

Daniela A. Coelho, Alexandre Las Casas

Resumo


A Geração Y, formada por indivíduos nascidos entre 1977 a 1994 já participa ativamente da economia. Fortes influenciadores de comportamentos e estilo são reconhecidos como a geração mais emocional de todos os tempos. Os membros da Geração Y possuem uma nova forma de se socializar, relacionar, comprar e escolher seus produtos se comparado com as gerações anteriores. Foram criados em ambientes que motivaram sua capacidade de questionamento e instituíram valores como a diversidade e respeito. Trata-se de uma geração nascida de uma revolução cibernética que propiciou a facilidade aos diversos meios eletrônicos e novos formatos de comunicação. Preservam valiosamente seu estilo de vida e capacidade de expressão. Com isto, torna-se relevante entender melhor este aglomerado de novos consumidores. O artigo traz uma visão geral das características de personalidade e consumo da Geração Y e propõe alguns cenários que possam motivar a capacitação no ponto de venda para atender este grupo específico de consumidores. O artigo também tem o intuito de questionar alguns ambientes de pontos de vendas e entender quais são os novos parâmetros para capacitá-los a atrair esta geração. O artigo traz uma pesquisa que identificam quais são os atributos-chave no ponto de venda e como estes podem ser articulados para atingir uma experiência mais próxima deste novo consumidor. Mudança de planograma permitindo maior interação, conectividade e disponibilidade de conteúdo são alguns itens que podem contribuir significativamente para atingir este target.

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