Editorial

Tharcisio Bierrenbach de Souza Santos

Resumo


Nesta edição apresentamos seis artigos que abordam temas relevantes da administração, com destaque para: gerenciamento de projetos, marketing, ferramentas de mercado, uso de redes sociais dentre outros.

No primeiro artigo, Armando Terribili Filho mostra como a área de gerenciamento de projetos está cada vez mais profissionalizada no Brasil e faz um comparativo entre os resultados dos benchmarkings (2004 e 2010) que são realizados anualmente pelos chapters do PMI Brasil – Project Management Institute. Ao final, o autor deixa um alerta sobre a retração nos investimentos efetuados pelas organizações em treinamento e qualificação profissional.

O segundo artigo, intitulado “Armadilhas regulatórias presentes no setor elétrico brasileiro – análise crítica”, é de autoria de Ana Lúcia Rodrigues da Silva e Fernando Amaral de Almeida Prado Jr. Este artigo procura à luz de exemplos do setor elétrico brasileiro, registrar a ocorrência de falhas ou lacunas na regulação provocadas por outras regulamentações produzindo efeitos indesejados e não previstos aos agentes e consumidores finais de energia.

O terceiro artigo intitula-se “O uso e a proteção de sinais não tradicionais no processo de identificação e diferenciação  de uma marca” e é de autoria de José Carlos de Lima Júnior, Marcos Machado e Geraldo Luciano Toledo. Os autores apresentam as diferenciações entre os sinais tradicionais e os sinais não tradicionais no processo de identificação e diferenciação de uma marca, destacando as formas de uso e proteção que esses novos elementos recebem em diversos países.

O quarto artigo de Douglas E. Thomas, em língua inglesa, destaca a mudança acerca da importância do CEO (Chief Executive Officer) nas organizações. O ponto focal da nova proposta reside no TMT (Top Management Team) como locus importante de tomada de decisão, tornando esse grupo o foco central para a gestão.

Os últimos dois artigos são subprodutos de nossos ex-alunos. Igor Vovchenco Cabral apresenta em seu artigo a aplicabilidade do Balanced Scorecard (BSC) nas instituições do Terceiro Setor, que foi tema de sua monografia do MBA, com o título “O Balanced Scorecard como instrumento da gestão do desempenho nas organizações do terceiro setor”. Finalmente, o sexto artigo, subproduto de um TCC da Faculdade de Administração aborda a utilização de redes sociais na contratação de profissionais de nível gerencial. Foram realizadas 19 entrevistas com profissionais de Recursos Humanos, headhunters, advogados trabalhistas e psicólogos organizacionais. Os autores do artigo são Alexandre Augusto Tayer Gonçalves e Deisi Domenech.

Na próxima edição teremos a participação de um Conselho Editorial ampliado, com renomados e titulados  professores, como: Angelo Palmisano (FMU - Facudades  Metropolitanas  Unidas), João Carlos Néto (SENAC-SP), Marcelo     Lampkowski (Instituição Toledo de Ensino), Marcelo Rodrigues dos Anjos (Fundação da Universidade Federal do Amazonas), Noêmia Lazzareschi (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Sociais, Depto de Sociologia), Raquel da Silva Pereira (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e Sérgio Bairon (Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes).

Boa leitura!

 

Prof. Dr. Tharcisio Bierrenbach de Souza Santos

Diretor da Faculdade de Administração da FAAP e Editor da Revista Estratégica


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