Editorial

Tharcisio Bierrenbach de Souza Santos

Resumo


Nesta edição apresentamos cinco artigos que permeiam  áreas importantes da administração, englobando o comportamento de consumidor, treinamento e gestão por processos.

No primeiro artigo, Ana Lúcia Rodrigues da Silva e Fernando Amaral de Almeida Prado Jr. apresentam a evolução do comportamento do consumidor livre de energia elétrica verificado nos anos de 2007 e 2010, quando  foram pesquisados clientes dos mais diferentes ramos de atividade e localização geográfica. O título do artigo é “Comportamento do consumidor livre de energia elétrica”.

O segundo artigo de autoria de Marcelo Rodrigo dos Anjos, Francisco Alves de Andrade e Pamela Monalisa Rodrigues Monte, publicado em língua inglesa, apresenta a atividade piscícola como alternativa para a recuperação de áreas degradadas em sistema intensivo de extração de argila (matéria prima utilizada na confecção de artefatos como telhas, tijolos, elementos vazados entre outros) de bacias hidrográficas na região de Pimenta Bueno localizada no cone sul do estado de Rondônia para a indústria cerâmica. Os autores apresentam como alternativa a geração de renda, segurança alimentar, além do reaproveitamento de áreas anteriormente deixadas como passivo ambiental.

O terceiro artigo, desenvolvido por Celi Langhi foi apresentado no Congresso da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento  (ABTD). No artigo intitulado “E-learning e aprendizagem significativa”, a autora propõe uma metodologia para a elaboração de materiais instrucionais para e-learning, baseada na teoria da aprendizagem significativa do psicólogo David Ausubel.

“Universidade corporativa: uma metáfora  contemporânea” é o quarto  artigo. De autoria de Cristina Vallukenas e Elisabete Adami Pereira dos Santos, as autoras apresentam a universidade corporativa como uma metáfora imbuída do valor da educação permanente, destacando que o “aprender a aprender” passou a significar a transformação da própria experiência em conhecimento.

Finalmente, o quinto artigo, subproduto de um ex-aluno do MBA da FAAP - Marcos Briaga, intitulado “Minimizando riscos na implantação de BPM - Business Process Management”, que por meio de investigação realizada para o desenvolvimento de sua monografia, o autor constata que o BPM apresenta uma visão integrada dos processos e que traz como benefícios: transparência do processo, melhoria contínua, maior agilidade e padronização nas organizações.

Boa leitura!

 

Prof. Dr. Tharcisio Bierrenbach de Souza Santos

Diretor da Faculdade de Administração da FAAP e Editor da Revista Estratégica 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.