Editorial

Tharcisio Bierrenbach de Souza Santos, Armando Terribili Filho

Resumo


Nesta edição apresentamos cinco artigos que abordam temas relevantes da administração e afins, com destaque para alguns estudos de casos quanto à estratégia de internacionalização e de governança corporativa, prestação de serviços, sustentabilidade e compliance, além de discutir questões da administração pública na área de energia elétrica.

Iniciamos com o artigo “Um estudo  da evolução estratégica em subsidiárias: analisando a estratégia de internacionalização e gestão da inovação da Nokia Corporation no Brasil no período de 2002 a 2012”, por meio do qual, Rodrigo Bahia Viana apresenta a estratégica da Nokia Brasil nos últimos dez anos, avaliando seu posicionamento mercadológico, a consolidação de capacidades locais e as ações recentes para recuperar o market share da empresa no mercado de smartphones.

Em seguida, o artigo “Análise do fator cultural como variável na percepção da prestação de serviço na Disney World: uma comparação entre brasileiros e norte-americanos” de Franklin de Souza Meirelles, que é produto de uma monografia de ex-aluno de pós-graduação da FAAP São Paulo, teve por base pesquisa de campo com 45 brasileiros e 28 norte-americanos que já visitaram a Disney World. O autor discute os diferentes aspectos culturais, evidenciando por meio de pesquisa de opinião como são distintas as percepções do mesmo serviço.

O artigo de Mauro Maia Laruccia e Karen Junko Yamada, intitulado “O desenvolvimento sustentável e a gestão de compliance em instituições financeiras”, discute a corresponsabilidade das instituições financeiras quando uma empresa comete  infrações socioambientais utilizando recursos tomados  em um banco, e que a integração  com a área de compliance pode mitigador riscos.

“Governança corporativa na gestão de empresas: estudo  de caso do Magazine Luiza” de Marcela Lobato Bonisen e Tharcisio Bierrenbach de Souza Santos, é um produto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de graduação em Administração da FAAP.  O artigo aborda o processo de abertura de capital desta importante organização da área de varejo, mostrando as etapas para a primeira oferta de ações, as mudanças necessárias para que ela pudesse ocorrer, a situação atual e estratégias da companhia após a primeira oferta pública.

Fernando Amaral de Almeida Prado Jr. e Ana Lúcia Rodrigues da Silva, autores do artigo “Sobre reformas e concessões no setor elétrico brasileiro: uma análise crítica”, debatem a quarta  onda de reformas institucionais no setor elétrico dos últimos 20 anos, sobretudo quanto  às novas regras associadas à renovação das concessões  de hidroelétricas, linhas de transmissão  e empresas  de distribuição, efetuando uma avaliação dos prováveis impactos de curto e longo prazos.

Boa leitura!

 

Prof. Dr. Tharcisio Bierrenbach de Souza Santos

Diretor da Faculdade de Administração da FAAP e Editor da Revista Estratégica

 

Prof. Dr. Armando Terribili Filho

Editor Associado da Revista Estratégica


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.