Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Estratégica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1)     Conteúdo do artigo 

Os artigos devem conter: resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. A escrita deve ser acessível ao público em geral.

 

 

 2)     Formato dos originais 

Os textos devem ser submetidos no formato de arquivo eletrônico, enviados por e-mail, no programa Word, em fonte Arial, 10. Considerando os gráficos e tabelas, cada artigo deve conter entre 8 e 25 páginas, tamanho A4, com espaço simples entre linhas. Deve existir uma linha entre parágrafos.

 

As tabelas e gráficos não preparados originalmente pelo autor e retirados de outras fontes não poderão ser colocados no artigo no formato de figuras, necessitando ser refeitos, e sempre escritos no mesmo idioma do texto em que estão inseridos.

 

 

3)     Cabeçalho do artigo 

Título do artigo (fonte Arial, 20, negrito).

Nome do autor (fonte Arial, 12, negrito, itálico).

Breve currículo (até 5 linhas) indicando a titulação acadêmica, a ocupação atual e o e-mail para contato (fonte Arial, 9).

 

 

4)     Resumo e palavras-chave 

Apresentar em até 150 palavras, um resumo do trabalho, em texto conciso e sem parágrafos, contendo necessariamente os seguintes elementos: problema objeto da pesquisa, justificativa, objetivos, método adotado, resultados obtidos e considerações finais, incluindo a contribuição do trabalho para o conhecimento ou enfrentamento do problema selecionado.

 

Palavras-chave:apresentar de 3 a 5 palavras. (fonte Arial, 10).

 

 

5)     Abstract e keywords 

Tradução do resumo para o inglês, inclusive com as palavras-chave.

 

 

6)     Introdução  

Apresentar o trabalho, contemplando os seguintes aspectos:

a)     Relevância do tema escolhido e contexto (época e lugar) em que se insere;

b)     Descrição do problema de pesquisa;

c)     Apresentação dos objetivos da pesquisa;

d)     Apresentação, quando necessário, do público-alvo e localização geográfica.

 

 

7)     Desenvolvimento  

Criar subtítulos do tipo: método adotado (descrever o método que foi adotado par atingir o objetivo da pesquisa).

 

Apresentar os Referenciais Teóricos para dar sustentação ao artigo e elaborar um debate com o pensamento já produzido sobre os temas.

 

Informar em que região geográfica foi realizada a pesquisa, no caso de pesquisa de campo. Para uma pesquisa puramente bibliográfica, deve ser informado o que foi feito, a fim de elucidar questões que diversos teóricos tenham pensado sobre o tema. Descrever o período de tempo dedicado à coleta de dados e apresentar a amostra (participantes) que selecionou.

 

Apresentar os dados que coletou, lembrando que um conceito expresso por algum teórico ou um pensamento colhido durante uma entrevista, são dados. Informar qual foi “a referência teórica” adotada para realizar a análise dos dados.

 

Uma pesquisa puramente bibliográfica indica que os dados são “conceitos” colhidos na literatura que serão igualmente comparados, de acordo com “o problema” da investigação.

 

 

8)     Considerações Finais 

Apresentar as descobertas de maneira lógica (ou seja, isso é consequência daquilo; isso causou aquilo), com vocabulário claro e conciso.

 

Devem estar fundamentadas nos resultados e na discussão anteriormente abordadas. Oferecer respostas sobre o problema investigado; informar se cada objetivo foi alcançado; se elaborou hipóteses, informar quais foram confirmadas e quais foram infirmadas (negativadas).

 

Convém informar sobre as limitações encontradas e com as quais não foi possível lidar, entretanto, poderiam ser exploradas por outros pesquisadores, por outros trabalhos. Nenhuma citação de outros autores deve ser feita na fase de conclusão. A conclusão é do autor(es) da pesquisa.

 

 

9)     Referências  

A lista de Referências deve ser ordenada pelos sobrenomes dos autores consultados, não devendo ser numeradas. O ´padrão a ser utilizado é o da ABNT.

 

Todas as fontes de informações citadas no texto devem constar em Referências.

 

Nas Referências só devem constar as obras mencionadas no artigo.

 

 

10)  Citações 

Diretas ou indiretas devem ser apresentadas no padrão ABNT.

 

 

11)  Apêndices / Anexos 

Devem vir ao final do trabalho. Vale salientar que os apêndices e os anexos, ao serem inseridos, são contados como páginas.

 

 

12)  Exemplares para os autores

Os autores recebem 3 (três) exemplares da revista.

 

 

AVISO IMPORTANTE

A responsabilidade dos artigos publicados é exclusivamente dos autores, não expressando qualquer opinião ou posicionamento da revista ou da FAAP.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte Arial de 10-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas normas ABNT.
  6. O resumo contém no máximo 150 palavras.

  7. Há entre 3 e 5 palavras-chave.
  8. O Abstract e keywords estão presentes no trabalho
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 1519-4426 (impr)